sexta-feira, 13 de dezembro de 1996

Última Formatura da "primeira ACADEMIA" de São Paulo

Hoje, vou quebrar um pouco o "protocolo" e fazer uma postagem com dois videos históricos da capoeira de São Paulo.

É fato notório que Mestre Paulo Gomes (Centro de Capoeira Ilha de Maré) nada tem a ver com o Grupo Fonte do Gravatá, porém, muito embora eu tenha dado os primeiros passos (bem no começo da década de 80) com o Mestre Sombra (Grupo Senzala de Santos), ele (Mestre Paulo Gomes) foi meu "PAI" na capoeiragem e, como atualmente (já de uns bons anos) tenho a honra de fazer parte do quadro de Mestres da Fonte, uso isso como um LINK, para trazer/criar esta postaem histórica.

Se alguém se incomodar com este tópico (isso não me importa muito) considerem como sendo o tópico da MINHA formatura na capoeiragem... OK?

OK!

Feitas as explicações iniciais, antes dos videos (que é o ponto que mais importa p/a história da capoeira), quero dizer que o título do tópico não é uma provocação aos meus irmãos de Ilha que continuam com um belo trabalho na capoeiragem. Sim, eles mantiveram o espírito do Mestre, sem nenhuma dúvida, tem formado e criado ótimas gerações novas!!! Mas... Esses vídeos mostram a última turma de capoeiristas formados diretamente pelo Mestre Paulo Gomes, que viria a morrer/ser assassinado tempos depois (esse e outros fatos citados acima, serão tema de outros tópicos, com mais aprofundamento, que farei aqui, futuramente, inclusive tratando da grande celêuma a respeito da "primeira academia de São Paulo" AGUARDEM!!)

Ass: Mestre Ribas Machado




Relação de jogos:
(tomando por base o "pé da roda")
  1. Form. Luisão            
    Prof. Tassinari
  2. Form. Panelli            
    Prof. Jaime
  3. Prof. Jota                        
    Form. Fernandão
  4. Form.Ribas (EU)   
    Prof. Tadeu
  5. Form. Fernando (Mineiro)
    Prof. Marcelão
  6. Form. DJ                   
    Prof. Jaime 

  1. Form.Cristiano 
    Prof. Lampião
  2. Form. Barbosa    
    Prof. Tadeu
  3. Form. Marcelo Guerra
    Prof. Tadeu
(OBS: Nomeio todos como Formados, pois os videos mostram os jogos "festivos", a formatura mesmo ocorreu ao longo da semana anterior, boa parte dentro da "salinha do Besouro" (que ficava atrás da parede pintada -da para ver a porta aberta, abaixo do desenho do cruzeiro-)