sábado, 29 de março de 1997

A Evolução do Capoeirista (parte 02)


B. Jogo na Água Turva:

Neste estágio na capoeira o capoeirista começa a ter consciência dos seus movimentos e daqueles de seu adversário. Ele toma consciência dos golpes que poderiam ter arrancado sua cabeça fora, e percebe as defesas que anulam seus ataques. Ele joga "vendo algumas coisas", mas às vezes elas são difusas, outras vezes ele "chega atrasado", e outras vezes "não dá tempo" para efetuar a esquiva que seria a mais apropriada. Mas o praticante já vê alguns movimentos essenciais ao espírito da capoeira, e o que lhe falta é ainda um pouco de habilidade corporal e uma visão mais clara das coisas. Ora ele vê ora não, ora alguns movimentos fluem ora tudo embola, ora ele tem a intuição mas é lerdo, e assim por diante.

Este estágio é mais ou menos do cordão verde. Quando ele joga com alunos mais graduados a água parece ser muito turva mas quando joga com iniciantes, ele percebe a água mais limpa e que ele tem "mais visão" que o iniciante.

O entusiasmo do aluno que sente seu progresso faz com que ele queira aumentar a velocidade dos movimentos, e isto ele faz às custas da diminuição da precisão. Os professores devem estar atentos porque podem ocorrer lesões involuntárias, pois os golpes estão rápidos mas os reflexos ainda são "turvos".

O ritmo mais adequado para o aluno treiar é o São Bento Grande de Angola e às vezes o andamento pode ser rápido.

(SEGUE)

Ass: Mestre Assanhasso

sábado, 22 de março de 1997

A Evolução do Capoeirista (Parte 01)


A evolução do capoeirista é lenta, não existem corta-caminhos e os degraus são galgados um a um sem se pular nenhum. Todavia é perceptível o progresso em termos de fluência, precisão de movimentos, calma, noção de distância e malícia. Mestre Acordeon criou imagens muito interessantes de como ele visualiza a evolução de um capoeirista e a descrição a seguir se assenta em suas ideias. Todavia acrescentamos novas fases e observações.

As fases evolutivas são as seguintes:

O Jogo no Escuro (calouro/sem cordão);

  • O Jogo na Água Turva (cordão verde);
  • O Jogo na Água Limpa (cordão verde-amarelo);
  • O Jogo no Por do Sol (cordão amarelo);
  • O Jogo na Luz do Meio Dia (cordão amarelo-azul);
  • O Jogo no Ar (cordão azul);
  • O Jogo na Bola de Cristal (cordão trançado -Formado-);
  • O Jogo na Mente (cordão branco com Targas -Mestre-);

A. O Jogo no Escuro:
Ao se iniciar na capoeira o aluno (calouro) joga sem entender nada do que está acontecendo. Ele está perdido espacialmente e não Vê nada. Os Movimentos do oponente parecem se materializar magicamente perto do seu rosto ou corpo, e seus próprios movimentos são incontroláveis e remidos. Qualquer coisa que ele tenta para "pegar" o oponente parece inútil e ridícula. Ele se sente ridículo e psicológicamente travado.
O ritmo de capoeira mais apropriado para se jogar é o de São Bento Grande de Angola, tocado em velocidade cadenciada.

(SEGUE)

Ass: Mestre Assanhaço