quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Projeto Fonte Mirim

Venha conhecer o nosso projeto Fonte Mirim na sede USP, Poli!
A Capoeira em busca de uma sociedade melhor, aulas para crianças a partir dos 06 anos!!!

Os horários de aulas são:

Terça, Quinta e Sexta as 19:30 até 20:30 para as crianças.


Crianças de 06 a 15 anos não pagam nada e ainda ganham o uniforme completo com a ajuda do Projeto Fonte Mirim!!!



sábado, 26 de outubro de 2013

Documentário - Artes da Capoeira

Neste documentário em 3 partes produzido pela TVE Bahia,  estão participando grandes Mestres falando sobre a história da Capoeira e também de seus  elementos  e como se desenvolveu no decorrer do tempo. 

Vale a pena assistir!




sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Tirimbau

Mestre Churrasco, grande referência da Capoeira do Rio Grande do Sul, tocando seus instrumentos durante vivência em homenagem a Mestre Pastinha, no Mercado Público de Porto Alegre, em 06 de abril de 2013. Neste dia, Mestre Churrasco apresenta sua mais nova invenção: o "Tririmbau".




domingo, 20 de outubro de 2013

Aniversário do grupo Força e União


Mais uma vez a Fonte do Gravatá estava presente em mais um aniversario do grupo Força e União que contou também com a comemoração da nova graduação do Mestre Jorge, que recebeu no ultimo evento da Fonte do Gravatá pelas mãos dos Mestres Assanhaço e Mestre Graúna. Deixamos os parabéns ao Mestre Jorge e a todo o grupo Força e União. Asé.




  







sábado, 19 de outubro de 2013

Homenagem Mestre Indio Mocambo

Capoeiragem de SP está de festa pela homenagem ao Mestre Índio Mocambo, cerimonia muito bonita e emocionante. A mesa foi formada por grandes Mestres como Mestre Kenura, Mestre Gladson, Mestre Valdenor,  Mestre Reginaldo, Mestre Alcides, Mestre Brasilia, e todos deixaram com mensagens de carinho a importância do Mestre para Capoeira.




 


Esse fato não poderia ser diferente com a importância do mestre gerou-se um grande eco nas redes sociais como o Facebook, muitas fotos e parabéns ao Mestre Índio Mocambo.





quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Evolução Do Capoeirista

A evolução do capoeirista é lenta, não existem corta-caminhos e os degraus são galgados um a um sem se pular nenhum. Todavia é perceptível o progresso em termos de fluência, precisão de movimentos, calma, noção de distância e malícia. Mestre Acordeon criou imagens muito interessantes de como ele visualiza a evolução de um capoeirista e a descrição a seguir se assenta em suas idéias. Todavia acrescentamos novas fases e observações. 

A primeira fase desta evolução é o Jogo no Escuro.


O JOGO NO ESCURO 

Ao se iniciar na Capoeira o aluno (calouro) joga sem entender nada do que está acontecendo. Ele está perdido espacialmente e não vê nada. Os movimentos do oponente parecem se materializar magicamente perto de seu rosto ou corpo, e seus própios movimentos são incontroláveis e tremidos. Qualquer coisa que ele tenta para "pegar" o oponente parece inútil e ridícula. Ele se sente ridículo e psicologicamente travado. 
O ritmo de Capoeira mais apropriado para se jogar é o de São Bento Grande de Angola, tocado em velocidade cadenciada.



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

nova turma - projeto fonte mirim

Venha conhecer a nossa turma nova do projeto fonte mirim na USP! 

Novos horários: 
Crianças - Terça, Quinta e Sexta as 19.30 até 20.30 
Adultos - Terça, Quinta e Sexta as 20.30 até 21.30 

Os adultos também são bem-vindos nos treinos das crianças! 



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Grupo Multiplicarte Capoeira

Grupo MultiplicARTE Capoeira haverá um Batizado no dia 9 de Novembro, convidando também todos capoeiras participar no curso "Prevenção de Lesões na Capoeira" (inscrições até dia 20 de Outubro).




terça-feira, 8 de outubro de 2013

Capoeira para saúde

O jornal "Saúde é vital" fala sobre os benéficos da Capoeira para a saúde e como pode ser integrada nos treinos da Seleção Brasileira de Futebol.


domingo, 6 de outubro de 2013

HOMENAGEM AO MESTRE INDIO MOCAMBO

O Mestre Indio Mocambo será homenageado na CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO por uma vida inteira de dedicação a arte da capoeira e pelo que representa para a capoeira de São Paulo, vamos todos prestigiar esse importante momento do Mestre que é um dos representantes mais antigos da Capoeiragem Paulista. 

Palácio Anchieta, Câmara Municipal de São Paulo 
Viaduto Jacareí Nº 100, Bela Vista São Paulo SP
8º ANDAR SALÃO NOBRE 
As 14:00