segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Clínica de Capoeira 2012


"A Clínica de Capoeira do CEPEUSP é um dos mais tradicionais eventos de Capoeira do Brasil e do mundo. A sua primeira edição aconteceu em 1987 e naquela época era realizada juntamente com a Clínica de Karatê. Realizada sempre de dois em dois anos, na sua décima terceira edição, este ano, completará 25 anos de existência. A ideia do evento é reunir Mestres, Professores, Educadores, Pesquisadores, praticantes e admiradores da Arte da Capoeira em um ambiente de integração, confraternização e troca de conhecimento.
Além disso, em praticamente todas as edições do evento, foram convidados profissionais e especialistas de diversas áreas do conhecimento acadêmico (Educação Física, Psicologia, Antropologia, entre outros), com o objetivo de promover e engrandecer a troca e o aprendizado.
Ao longo desses 25 anos, passaram pelas Clínicas de Capoeira grandes Mestres como João Grande, João Pequeno, Ezequiel, Airton Neves Moura (Mestre Onça), Canjiquinha, Boca Rica, Itapoan, Nô, Nenel, Felipe, Paulo dos Anjos, Leopoldina, Cobra Mansa, Peixinho, Pelé da Bomba, Claudio Angoleiro, Suassuna, Brasília, Kenura, Alcides, Odilon, Mão Branca, Suíno, Déa, entre outros. Todos deixaram seu legado e seus ensinamentos em palestras, debates e oficinas, preservando a tradição da Capoeira, num evento que sempre foi uma verdadeira escola de vida.
Cartaz da XI Clínica de Capoeira em 2008 com Mestres Valmir Damasceno (BA), Suíno (GO) e Déa (PR).
As Clínicas de Capoeira sempre foram uma oportunidade dos Capoeiristas da região sudeste (especialmente São Paulo) terem contato com Mestres de outras região do país, especialmente da Bahia. Principalmente a uns anos atrás, quando viajar para o nordeste era um pouco mais difícil. 
Neste ano de 2012, a Clínica de Capoeira chega à sua XIII Edição e será realizada juntamente com a II edição do Congresso Brasileiro de Capoeira Escolar, que teve sua primeira versão realizada no anos passado (2011) e foi um marco para as discussões, trocas de ideia e debates relacionados à Capoeira no ambiente escolar. 
Também este ano, o Mestre Gladson completará 70 anos e o evento será uma oportunidade de comemorar esta data tão especial, deste que é o grande idealizador do evento e que ao longo de 40 anos implementou e desenvolveu a Capoeira na Universidade de São Paulo, no seu Centro de Práticas Esportivas, sempre enfatizando a Capoeira como uma oportunidade de educação, cultura e cidadania.
Temos certeza de que este ano ano o evento será especial com muita confraternização, aprendizagem, conhecimento, energias positivas e troca de idéias! Contamos com sua presença para fazer desta festa algo marcante para a Capoeira e para cada um dos seus participantes! Axé!" (http://clinicadecapoeira2012.wordpress.com/)

Nenhum comentário: