terça-feira, 28 de outubro de 2008

1º Encontro da Amizade & 61º Batizado



Mais um evento de sucesso para a Capoeira!!

No dia de ontem, ocorreu no Esporte Clube Pinheiros, São Paulo/SP, o "1º Encontro da Amizade Fonte do Gravatá", na ocasião diversos grupos da capital e do interior compareceram e interagiram  trocando idéias, experiências, se conhecendo e, lógico, jogando muita capoeira!!

Infelizmente muitos grupos e Mestres que costumam comparecer, embora convidados ,não puderam estar presente (pelas mais variadas razões)... Seja como for a energia e o axé deles (que já estiveram em outros eventos nossos) , com certeza , também, estava presente no evento e ajudou para abrilhantar mais esse passo para o engrandecimento da Capoeira de São Paulo...

A vontade que dá é citar um por um, nominalmente, todos os Mestres e Grupos que passaram pelo ginásio, mas cometeríamos indiscrições e (ou) esquecimentos, então preferimos que vocês assistam os videos e vejam, encontrem, localizem ou se vejam, se encontrem, se localizem nas imagens...

Vamos aos videos????

Borandáh!!!!

Inicialmente a roda, aberta e comandada por Mestre Kenura, serviu de espaço (como tradicionalmente ocorre nos nossos eventos) para as novas gerações mostrarem que conhecem a nossa arte...



Aos poucos os convidados foram chegando e começando a participar, no video abaixo, ainda nos jogos da nova geração, já podemos ver/ouvir o Mestrando Zai (grupo Resgate e figura de destaque da nova geração da mais tradicional roda de rua de Sampa, lógico que estamos falando da Roda da Pça da República)





Conforme o tempo foi passando mais e mais capoeiristas foram chegando e, então Mestre Graúna começa as apresentações (nos dois videos abaixo, optamos por editar e só deixar os capoeiristas ligados ao Grupo e Mestre Kenura, tal opção se dve ao medo de deixar passara alguém ou, simplesmente, produzir um video enorme e, para alguns, cansativo...)





Após as apresentações a roda começa (ao pé do gunga, à direita, esperando para começar seu jogo no toque de Angola, Mestre Pedro Miguel)







Aos poucos o jogo vai subindo...
Subindo...
Subindo...





Apertou um pouquinho, subiu mais um pouquinho (até porque capoeira não é dança nem coreografia combinada) mas aí deu uma sossegada, afinal era festa e por mais que uma ou outra cutucada respeitosa seja válida e até desejada, o espírito de confraternização imperava...






Passado o tempo, demos uma parada para os capoeiristas tomarem uma água e descansarem um pouco apreciando a apresentação de Maculele promovida pelo alunos do Projeto Fonte Mirim.






 

Dando seguimento ao evento, tivemos o batizado e a troca de cordões de alguns alunos (vale lembrar, aqui, mais uma vez, que, como fizemos acima e em todos os eventos colocados aqui no site, editamos o video, portanto não aparecerão todos os batizados e -ou- todas as trocas de cordão, até porquê, alguns tiveram que ser entregues posteriormente, pois os graduandos não puderam comparecer)







Após toda a cerimônia de batismo e troca de cordões, a roda reiniciou...







Tivemos/ fizemos mais uma pausa e, como sempre, pausa somente para o corpo pois a mente pode acompanhar mais uma apresentação dos meninos da "Fonte Mirim" (agora de Frevo)



Após a apresentação, Mestre Graúna deu início à cerimônia de encerramento do evento, fez os devidos agradecimentos em nome do Grupo, abriu a palavra aos Mestres que dela quiseram fazer uso e...



Quando parecia que tudo já estava acabando...
Mestre Maguila chegou (estava trabalhando, por isso atrasou) e uma nova roda foi aberta, afinal, capoeirista que é capoeirista não fica sem jogar!!!







Nós da Fonte gostaríamos de agradecer a presença de todos(as), esperamos poder contar com vocês nos próximos eventos (já se sintam convidados) e, gostaríamos de dizer que aprendemos muito e esperamos ter passado alguma coisa também!!!

Até a próxima volta da roda!!!!

Nenhum comentário: