quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"História da capoeira e sua origem"

           A própria palavra "CAPOEIRA" já denuncia seu nascimento no campo entre grandes movimentos de plantação de cana de açúcar. As clareiras abertas na mata, serviram de canal para a fuga dos negros em busca de liberdade e melhor condição de vida nos quilombos.
           O surgimento da Capoeira no Brasil foi devido as condições em que os escravos eram obrigados a viver, condições que muitas vezes os levavam a morte. Sabe-se que ela surgiu como "instrumento de libertação contra um sistema dominante e predominante opressor", no qual se funde com a história da resistência dos negros no Brasil.
           Em 1892 a capoeira passou a fazer parte do código penal artigo_402, e mesmo antes ela já era proibida, porém só a partir dessa data ela passou a fazer parte do código penal e ser considerada como crime. A pessoa que fosse pega jogando a capoeira, era preso e mandado para a ilha de Fernando de Noronha para fazer trabalhos forçados durante 4 a 6 meses.
           A parir da década de 1920, passa a surgir um sentimento nacionalista nas artes, política e cultura do Brasil. Na semana da Arte Moderna de 1922 o Brasil se abalou resgatando sua cultura Nacional, e a capoeira surge com força total como "Ginástica Nacional Brasileira" idealizado por Bulamarqui (mestre Zuma), que em 1928 formou o primeiro manual da capoeira sem mestre, método didático onde o leitor tinha conhecimento da capoeira como jogo e luta.


          Em 1933, mestre Bimba e seus alunos fazem uma apresentação de capoeira para o interventor da Bahia, e a partir de então a capoeira finalmente é liberada, deixando de fazer parte do código penal e dando início a uma nova era para capoeira no Brasil.
         A partir de Bimba e Pastinha, a capoeira passou a ser ensinada nas academias com metodologia própria, onde qualquer pessoa poderia ter acesso. Nas décadas de 1960,70,80 e 90, a capoeira se tornou uma profissão, uma realidade para muitos Mestres e Professores brasileiros que passam a ensinar hoje em grandes grupos de capoeira dentro e fora do Brasil.


Capoeira é vida !

Axé

Um comentário:

Anônimo disse...

É muito bom a gente saber realmente a origem da capoeira !